A condição ideal para a autorrealização

A CONDIÇÃO IDEAL PARA A AUTORREALIZAÇÃO

Para nos ajudar a entender a importância vital da bondade para a autorrealização, vamos observar o significado etimológico da palavra sânscrita sattva. Sat significa “verdade”. Segundo o Monier Williams Sanskrit Dictionary, a palavra sat pode significar também, “verdadeiro, real, como deveria ser, bom, direito, bonito, sábio, venerável, honesto.” E a palavra tva significa “condição de”. Em outras palavras, quem consegue se situar na bondade alcança a condição ideal para se livrar de māyā, ou ilusão, e acessar sat, a verdade. Na realidade, as práticas de austeridade, os estudos espirituais, a caridade, etc., executadas na bondade são sempre direcionadas ao serviço desinteressado da humanidade e visam, acima de tudo, a satisfação de Deus e, portanto, despertam a autorrealização no executor e podem livrá-lo das garras da energia ilusória, harmonizando-o com a natureza absoluta e divina. Contudo, quando estas mesmas práticas não visam a autorrealização ou a satisfação de Deus, tendo outra finalidade, elas estão sob a influência da paixão ou da escuridão e, portanto, não concedem benefícios permanentes e completos para o executor.

É interessante mencionarmos que a palavra sat não significa apenas “verdade”, mas também quer dizer “eternidade”: “Aqueles que são videntes da verdade concluíram que não há continuidade para o inexistente [o corpo material] e que não há interrupção para o existente [a alma]. Eles concluíam isto estudando a natureza de ambos.” (Gétä 2.16). Nesse contexto, as escrituras sagradas védicas mencionam que os verdadeiros conhecedores do espírito, brahman, executam austeridades, penitências e caridades sob a guia da bondade. Com isso, eles conseguem obter benefícios permanentes (sat) e são conduzidos firmemente para a autorrealização.

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