Haṭha-yoga, o yoga da força

Haṭha-yoga, o yoga da força

Definido como um conjunto de āsanas (posturas psicofísicas), prāṇāyāmas (controle da respiração), kriyās (rituais de purificação), nidrās (técnicas de relaxamento), bandha (controle muscular), mudrās (gestos reflexológicos), mitāhara (dieta moderada) e dhyāna (meditação), o haṭha-yoga é um processo extremamente útil para proporcionar longevidade, gerar qualidade de vida, bem-estar físico e mental do praticante e, finalmente, promover sua purificação através do equilíbrio das cinco espécies de ar que flutuam dentro do coração, que é onde o ātmā habita. Vale lembrar que, quando desequilibrados, os cinco ares internos – o prāṇa, o apāna, o vyāna, o samāna e o udāna – mantêm o ātmā extremamente identificado com o corpo, impedindo o despertar da sua espiritualidade latente. Portanto, através do conjunto das práticas supracitadas, o haṭha-yogī autorrealizadosantifica seu corpo e sua mente quando abre seus olhos para a realidade interna. Segundo o Muṇḍaka-Upaniṣad (3.1.9):

eṣo ‘ur ātmā cetasā veditavyo

yasmin prāṇaḥ pañcadhā saṁviveśa

prāṇaiś cittaṁ sarvam otaṁ prajānāṁ

yasmin viśuddhe vibhavaty eṣa ātmā

“Situada dentro do coração e flutuando nas cinco espécies de ar (prāṇa, apāna, vyāna, samāna e udāna), a alma atômica (ātmā) exerce sua influência por todo o corpo. Somente quando, equilibrando os cinco tipos de ar, purifica-se da contaminação material e desenvolve sua inteligência perfeita que ela é capaz de perceber a si mesma.”

Os principais textos clássicos onde os ensinamentos do haṭha-yoga (ou parte dele) podem ser encontrados são o Yoga-sūtra (Patañjali), a Bhagavad-gītā, as Upaniṣads e o Śrīmad-Bhāgavatam (Vyāsadeva).

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2021 ISKCON - Chandramukha Swami

Olá

Deixe sua mensagem para o Maharaj

Enviando

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?