Durante toda a Bhagavad-gītā, Arjuna demonstrou ser um perfeito estudante. Seu primeiro exemplo foi quando admitiu sua fraqueza e incapacidade de resolver seu grande dilema. Nesse momento, ele se aproximou do Senhor Kṛṣṇa com atitude humilde e pediu ajuda.
Ele se colocou na posição de uma alma rendida, um discípulo confuso e desejoso de ser iluminado. O Senhor tentou corrigir a mentalidade materialista de Seu discípulo, derramando-lhe muitas classes de conhecimentos transcendentais. Ainda assim, Arjuna mostrou que não era uma pessoa desequilibrada ou fanática e pronta a aceitar toda e qualquer instrução sentimentalmente.
Completamente livre de uma atitude desafiadora, mas, ao mesmo tempo, demonstrando um interesse genuíno em compreender a Verdade, Arjuna foi revelando ao seu mestre espiritual qualquer dúvida que surgisse no transcurso da conversa transcendental.
Por outro lado, o Senhor revelou o exemplo perfeito de um mestre espiritual imaculado, dando respostas perfeitas com muita inteligência e paciência para eliminar as dúvidas de Seu discípulo sincero. – Chandramukha Swami